Testes para a Super Wi-Fi começam em Cambridge
Um novo tipo de conexão começou a ser testada em Cambridge, na Inglaterra. A tecnologia vem sendo estudada pelo Consórcio dos Espaços Brancos da TV, formado por empresas de tecnologia e utiliza as “frequências livres” entre os canais de televisão para a transmissão de dados em alta velocidade.
O consórcio para a Super Wi-Fi é formado por grandes empresas como a Microsoft, BSkyB, BT e a BBC e visa desenvolver uma conexão de banda larga que utilize as frequências entre os canais de TV, porém, sem interferir nas transmissões. De acordo com o site Daily Mail, a principal finalidade dessa super conexão seria suprir as necessidades dos aparelhos móveis cada vez mais potentes e que precisam de conexões cada vez mais rápidas.
Esta nova transmissão de dados será feita no chamado “espaço branco” das frequências de TV, entre 470 e 790MHz e o principal objetivo dos testes que começaram nesta semana é mostrar que a Super Wi-Fi não interfere nas transmissões dos canais. Os pesquisadores contam que o poder de penetração destas ondas será muito maior do que o da Wi-Fi convencional, possibilitando uma distribuição em ampla escala, até mesmo municipal, de serviços de internet de banda larga.
O site The Telegraph explica ainda que a cidade de Cambridge foi escolhida por que apresenta uma mistura de edifícios, com prédios antigos e novos, permitindo inferir o real poder de penetração das ondas de Super Wi-Fi.
Além disso, o consórcio acredita que a tecnologia pode servir para levar conexão à internet de banda larga a áreas rurais e menos povoadas, já que, pelo menos por enquanto, ainda é inviável levar cabos de fibra ótica a estes locais. Basicamente, onde quer que uma televisão transmita programas, a internet com a Super Wi-Fi também estará disponível.
Via dpavani.geek.com.br