Nokia diz que não está fabricando aparelho com SO Android
A Nokia tem negado veementemente que esteja trabalhando em um smartphone com o sistema operacional do Google para dispositivos móveis, o Android.
O site do jornal britânico The Guardian noticiou a previsão de um lançamento com a marca da fabricante finlandesa possuindo tela sensível ao toque e o SO Android, e que o mesmo seria apresentado ao mundo durante uma conferência da Nokia em setembro. Quando procurado pela ZDNet UK, um representante da Nokia emitiu uma “firme rejeição” à notícia publicada.
“Não existe verdade nesta história”, declarou o representante que continuou com os esclarecimentos, “é um fato bem conhecido que o Symbian é a nossa plataforma de escolha para smartphones”, concluiu.
A Nokia, que fabrica cerca de quatro em cada 10 celulares vendidos, tem perdido espaço no mercado de aparelhos móveis que podem acessar a internet, enviar e-mails e baixar aplicativos de terceiros, para produtos como o Apple iPhone e o BlackBerry Storm. Enquanto que a plataforma Android vem ganhando terreno com mais de meia dúzia de smartphones previstos para o final do ano.
Analistas do HSBC calculam que a Nokia possuía 47% do mercado mundial de smartphones em 2007, que caiu para 35% no primeiro semestre do ano passado e 31% no final do ano.
Lembramos ainda que alguns usuários mais curiosos já conseguiram rodar o Android em um aparelho da Nokia, o N810 Internet Tablet, mas muitos ainda esperam um lançamento oficial com a união da plataforma Android e a marca Nokia.