Asus vai fabricar novos Eee PC no Brasil
Jerry Shen, CEO da Asus, está no Brasil negociando com parceiros locais a fabricação de novos modelos de laptops, netbooks e placas-mãe.
Por meio de uma parceria com a Visium, de Curitiba, a Asus já produz dois modelos da linha Eee PC no Brasil. A empresa também já teve um acordo com a Itautec para a fabricação de placas-mãe. Agora, o plano é ampliar o número de modelos montados no Brasil. Ela deverá fabricar localmente outros netbooks, além de laptops e placas-mãe. Em entrevista à INFO, Shen disse que está em busca de um novo parceiro. Ele está conversando com quatro fabricantes locais e deve fechar um contrato até o final desta semana.
O plano da empresa é iniciar as vendas dos novos produtos fabricados no Brasil em 2010. A expectativa é que haja alguma redução no preço desses equipamentos. Além disso, a empresa vai continuar importando os modelos que não serão fabricados no Brasil. “A Asus é a número três no mercado mundial de portáteis, mas nossa posição no Brasil não é tão boa. Vamos fazer investimentos para ter, aqui, o mesmo destaque que temos em outros países”, diz Shen. Ele afirma que está dedicando uma atenção especial aos países do grupo conhecido como BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China.
Fundada em 1989 em Taiwan, a Asus é líder mundial na fabricação de placas-mãe. Cerca de um terço dos PCs vendidos no mundo empregam placa-mãe da Asus. Em 2008, seu faturamento foi de 23 bilhões de dólares. O Eee PC, uma criação de Jerry Shen e sua equipe, deu novo rumo à empresa e inaugurou, dois anos atrás, a categoria dos netbooks. Hoje, os netbooks equivalem a 22% dos computadores portáteis vendidos no mundo.