Um número cada vez maior de operadoras no mundo estão instalando redes com HSPA (High Speed Packet Access), capazes de oferecer downloads de 21 a 28 Mbps atualmente. No futuro, essas redes poderão chegar a velocidade de 42 a 84 Mbps.
Nos últimos seis meses, 11 redes HSPA foram colocadas em operação comercial. Aproximadamente 30 operadoras no mundo começaram a construir suas redes dessa tecnologia, segundo a Associação Global de Distribuidores de Celulares (Global mobile Suppliers Association).
Segundo relato do Digitimes, essa expansão pode atrapalhar o uso de LTE, tecnologia que já foi chamada de 4G e que oferece velocidade de download de 100 Mbps.
O HSPA é um conjunto de dois protocolos existentes de telefonia celular, o HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) e HSUPA (High Speed Uplink Packet Access).
A combinação dos dois aumenta a capacidade da rede WCDMA, protocolo de 3G mais comum. Essa tecnologia é chamada por alguns de 3,5 G, por oferecer velocidades de download muito mais altas do que as originais.