Pesquisadores japoneses revelaram nesta semana que desenvolveram um método que pode quebrar a criptografia WPA (Wireless Protected Access) usada em redes sem fio em apenas 1 minuto. Masakatu Morii, da Universidade de Kobe, e Toshihiro Ohigashi, da Universidade de Hitoshima, desenvolveram juntos uma prova de conceito que explora uma vulnerabilidade no Temporal Key Integrity Protocol (TKIP).
Apesar de não terem fornecido detalhes específicos do exploit por razões de segurança, o novo método é muito mais rápido do que a técnica anterior, que levava entre 12 e 15 minutos para expor a rede.
Os criadores do novo método disseram que ele não funciona com o WPA2, a segunda geração do protocolo de criptografia de redes sem fio, que utiliza o Advanced Encryption Standard (AES) como base. O padrão AES é usado frequentemente para proteger permanentemente alguns dispositivos de armazenamento, como alguns pendrives.
Praticamente todos os roteadores e equipamentos de rede que suportam os padrões 802.11g e 802.11n também suportam o WPA2.
Mais detalhes devem ser divulgados durante uma conferência em Hiroshima no dia 25 de setembro.