A VIA, mais conhecida como uma fabricante de processadores, anunciou um “design de referência” de um notebook com interface WiMAX integrada. Batizado de “eNote Turnkey Solution”, o projeto será oferecido a fabricantes e OEMs, que poderão produzir rapidamente suas versões da máquina com custo mínimo de desenvolvimento.
O hardware é baseado em um processador VIA Nano de 1.3 GHz e pode trabalhar com até 2 GB de RAM. O monitor LCD tem 11.6 polegadas, acompanhado por uma webcam de 2 MP na moldura da tela. Som e vídeo ficam por conta do chipset VX800, da própria VIA.
Fabricantes poderão optar por HDs ou discos SSD para armazenamento de dados, e a conectividade fica por conta de interfaces Ethernet, Wi-fi (802.11 b/g) e Bluetooth, integradas, ou 3G e WiMax, opcionais. A interface WiMax é baseada no chipset SQN1130, produzida pela Sequans. Segundo a VIA, seu produto oferece a “solução perfeita entre a portabilidade de um netbook e o desempenho de um notebook”.
De acordo com o site Liliputing, o eNote suporta os sistemas operacional Linux, Windows XP e Windows Vista Basic. A VIA recentemente se juntou à Linux Foundation, abrindo especificações e código fonte para melhorar o suporte a seus produtos no Linux.
A VIA tem tradição na comercialização de designs de referência. Seu “Nanobook”, de 2007, foi um dos primeiros produtos no nascente mercado de notebooks, e chegou às prateleiras nos EUA sob a chancela de empresas como a Packard Bell e Everex. O primeiro modelo do Mobo, da Positivo Informática, também era baseado em uma plataforma VIA.