Dell prepara um ultrabook com Ubuntu para desenvolvedores
Dell irá retornar para notebooks com Linux, embora de forma bastante limitada, é um ultrabook baseada a atual XPS13, mas com Ubuntu 12.04 LTS pré-instalado.
Sputnik, assim chamado, foi projetado especialmente para desenvolvedores web, embora ele está trabalhando para que através de alguns repositórios programadores Android, Ruby e JavaScript têm seus sistemas configurados no momento.
A Comunidade poderá designar para incorporar novos perfis de desenvolvedor e, embora ainda não apresentou oficialmente, a Dell está comprometida para tê-lo pronto em seis meses.
Ultrabook é um tipo de subnotebook (laptop ultrafino) definido pela Intel. Criado no ano de 2011, é uma iniciativa da Intel para criar um mercado PC para concorrer com o Apple Inc. MacBook Air. A empresa decidiu investir a quantia de 300 milhões de dólares em empresas que desenvolvam produtos e serviços para expandir o mercado de ultrabooks. Segundo Mooly Eden, diretor da área de computadores da Intel, os ultrabooks possuirão telas sensíveis ao toque, comandos por reconhecimentos de voz, maior autonomia de bateria e menor preço.
A Intel tem planejado uma estratégia para o Ultrabook, dividida em três fases. Em cada fase será utilizado o processador do momento.