HP Austrália mostrou o primeiro ultrabook da companhia, o conceito impulsionado por Intel renovador do ultrabook para competir com Apple. Se denominaria genericamente ‘Folio’ e seria uma atualização sobre a base do Pavilion dm3.
Ao menos serão onze modelos ‘ultrabook’ os disponíveis estes natais de Acer, ASUS, Lenovo, Toshiba e HP. Novo conceito de computador portátil que pretendem combinar o rendimento e as prestações dos portáteis atuais junto às funções e mobilidade de uma tableta. Uns modelos que -por enquanto- estão passando sem pena nem glória pelo mercado segundo os primeiros dados de venda que chegam de Taiwán de companhias como ASUS ou Acer e que estão bastante por embaixo do esperado, um terço dos objetivos.
O motivo é conhecido, um preço de venda disparatado para o mercado atual, na maioria dos casos bastante acima da barreira dos 1.000 dólares. Assim, será impossível competir com Apple que segue vendendo MacBook Air como rosquillas. Se os fabricantes não baixam preços não terá nada que fazer até a chegada de próximas gerações com Windows 8 e os chips Ivy Bridge de 22 nanómetros… mas se terão escapado quase dois anos enquanto Apple segue vendendo e influindo.
Centrando-nos na nova Folha de HP comentar que se trata de um computador portátil ligeiro e delgado, com tela de 13,3 polegadas e resolução nativa HD de 1366 x 768 pixéis. As opções de processamento dentro da gama de chips Intel Sandy Bridge contemplam duplo núcleo Core i3 a 1,4 GHz ou Core i5 a 1,6 GHz.
4 Gbytes (ampliável a 8 GB) será a base de RAM junto a uma unidade de estado sólido (também ampliável) de 128 Gbytes, em ambos casos suficiente para esta equipe com peso de 1,49 quilogramas e a conectividade que poderia esperar-se: Wi-fi, Ethernet, USB 3.0, HDMI… Sua autonomia de 9 horas seria um de seus pontos fortes.
Seu teclado está retroiluminado e incorpora um touchpad tipo ClickPad que deve funcionar muito bem junto à comodidade típica dos teclados chiclet. Os alto-falantes está assinados por Altec Lansing e o sistema operativo seria alguma das versões de Windows 7. Seu preço extra-oficial se situaria em 899 dólares. Conteúdo frente a outros ultrabook ainda que veremos se capazes de competir com os Air de Apple.
Via muycomputer.com