Review: Palit Radeon HD 4870 Sonic

Alyen
Rate this post

Overclock e Temperaturas

A metodologia de provas para as medições das temperaturas consistiu em correr a popular prova de escaneio de artifacts do software ATI Tools (mais conhecida como “o cubito peludo”) durante 20 minutos, depois do que se tomou a leitura de temperatura que nos entregava o painel de controle Catalyst. Isto se realizou com o ventilador funcionando ao 20%, 50% e 100% de suas RPM para os 2 cartões; e tanto em modo normal como em modo turbo para a Palit Sonic.

Nas provas com o ventilador ao 20% de seu potencial de revoluções, o sistema de refrigeração da Palit Sonic literalmente achatou a sua adversária, já que obteve a seu favor uma diferença de 20ºC com o sistema em repouso e 13ºC a pleno ônus. Como podemos ver no gráfico, a Visiontek (que conta com o disipador de referência), a pleno ônus de processamento chega a perigosos 92ºC, enquanto a Palit Sonic se mantém dentro de sãos e aceitáveis 79ºC em modo turbo. Cabe destacar que ao 20%, os ventiladores da Palit giram a aproximadamente 500 RPM, enquanto o da Visiontek gira a aproximadamente 1000 RPM. Isto nos demonstra ademais do que o sistema de dissipação da Palit é bem mais eficiente.

Com o ventilador ao 100% (2400 RPM para a Palit; 4800 RPM para a Visiontek), a vitória volta a ser da Palit Sonic, ainda que o trecho se encurtou em comparação com a primeira prova.

É necessário destacar que os ventiladores com os que conta a Palit são bastante ruidosos, já que inclusive ao 20% de suas RPM geram um ruído um pouco molesto. A razão disto é que o segundo ventilador do cartão não é regulável, pelo que funciona sempre ao 100%.

Depois, ao setear os ventiladores ao 100%, o palco muda, já que a Visiontek resultou ser bem mais ruidosa do que a Palit ao 100%, chegando ao nível de insofrível “”* em nossa escala de ruído.

Overclock

Senhores leitores, ao momento de aplicar-lhe o temido overclock a nosso sujeito de provas, ficamos com sentimentos encontrados.

Por um lado, o núcleo de certa forma nos desiludiu, já que esperávamos uma boa margem de freqüência extra, sobretudo tendo em conta a solução de refrigeração melhorada com do que conta esta VGA. No entanto, o núcleo se negou rotundamente a entregar-nos mais de 794 MHz estáveis, o que traduzido a percentagens resulta ser menos de um 3% de overclock por envelope as freqüências em modo turbo.

Por outro lado, as memórias se portaram de forma esplêndida, já que foram capazes de entregar-nos a não desprezível quantidade de 1134 MHz, o que se traduz num 13,4% de overclock por envelope a freqüência na modalidade turbo, e a friolera de 4572 MHz efetivos (já que, como sabem, as memórias GDDR5 são quad pumped).

A seguir se pode apreciar a melhora em 3DMark 2006 ao corrê-lo com as máximas freqüências que conseguimos no cartão.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2025 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio