Android 2.0 beta é liberado sem suporte a multi-touch
No final de semana passado, o Google atualizou o repositório oficial do seu sistema operacional móvel Android com a versão 2.0 do sistema. A especulação é de que esse seria a versão Donut (que significa ‘rosquinha’ e segue a mesma linha da versão anterior, cupcake, ou ‘bolinho’), mas de acordo com um dos desenvolvedores do sistema, a versão 2.0 e a Donut são diferentes.
A versão liberada, no entanto, é beta, especialmente para quem está desenvolvendo na plataforma e para pessoas aventureiras que não se importam em encontrar alguns bugs aqui e ali. Dentre as mais novas funções estão: Android Search (que permite fazer uma busca universal em todo o telefone), melhor suporte a gestos (ao invés de rolar a tela dos contatos até o nome P, você poderá desenhar um P na tela) e suporte a redes CDMA.
Algumas funções, entretanto, foram deixadas de fora. Segundo os desenvolvedores que instalaram a versão 2.0 nos seus aparelhos, ela não veio com suporte a multi-touch. O fato foi confirmado na lista de discussão oficial do sistema pelo desenvolvedor Roman Guy, que também disse que a versão final do Android 2.0 não terá suporte à tão esperada função, apesar de vários celulares que rodam o Android possuírem tela sensível ao toque.