Se você é usuário do sistema operacional para tablets e smartphones do Google adorou saber que o lançamento do Android 4 foi em Dezembro de 2011, finalzinho do ano e época de compras.
Também conhecido com o sugestivo nome de Ice Cream Sandwich, a plataforma traz consigo um novo visual, diversas melhorias e novas funcionalidades, que fazem dele um concorrente à altura do sistema operacional da Apple.
O “AndroidBeam” é uma função do sistema operacional da Google que utiliza a tecnologia NFC e permite aos utilizadores partilhar qualquer tipo de arquivo entre smartphones, encostando a parte traseira dos aparelhos e acionando o botão “Beam”. Essa tecnologia também é utilizada para o aplicativo Google Wallet e vale lembrar que ela não funciona em qualquer aparelho.
Outra vantagem do Android é o recurso “QuickResponse”. Com ele você pode não atender a uma chamada, sem ter que rejeitá-la. A função oferece algumas respostas rápidas, que são entregues por email. Assim, você não precisa ser deselegante com alguém quando não quiser ou não puder atender às ligações.
A quarta versão do sistema operacional, permite uma visualização de uso de dados, com um menu que torna possível o monitoramento e controle dos aplicativos do Android e da memória disponível no aparelho.
Um dos grandes atrativos do Android 4 são as novas possibilidades incluídas nas funções de fotografia e vídeo. Com ele, ao mesmo tempo em que você filma, é possível fazer fotografias. Também foram incluídas as funções de Zoom e Timelapse, que permite acelerar os vídeos. Ferramentas de edição e a capacidade de tirar fotografias panorâmicas também estão incluídas no sistema operacional.
Assim, com a possibilidade de criar vídeos e editar fotografias, é bem provável que você também queira compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. O Android 4 já vem equipado com o Google+, além de permitir também o compartilhamento arquivos com o Facebook e o Twitter, entre outras redes sociais.
Além de todas essas novidades e diferentemente do Android 3, que rodava apenas em tablets, o Android 4 unifica todas as plataformas, assim como o iOS da Apple, e poderá ser implantado em aparelhos de celular e tablets. Dessa forma, o Google pretende padronizar sua plataforma, independente da marca do tablet ou smartphone utilizado pelo usuário. Proporcionando mais liberdade de escolha ao consumidor.
Autor: Eduardo Leal