Google compra reCAPTCHA
O Google comprou a reCAPTCHA, uma companhia que fornece CAPTCHA, um teste de desafio cognitivo usado como ferramenta antispam.
CAPTCHA significa, em tradução livre, teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos. Ele foi desenvolvido por Luis Von Ahn, Manuel Blum e Nicholas J. Hopper, da Universidade de Carnegie-Mello e John Langford, da IBM.
Um tipo comum de CAPTCHA requer que o usuário identifique as letras de uma imagem distorcida, às vezes com a adição de uma seqüência obscurecida das letras ou dos dígitos que apareça na tela.
Como os computadores não conseguem ler as palavras, presume-se que todos que consigam, são humanos. A diferença da reCAPTCHA é que a empresa usa uma tecnologia diferente, que muito interessa a companhia de Sergey Brin e Larry Page: muitas das palavras do serviço prestado pela reCAPTCHA vieram se velhos livros e jornais escaneados.
Os computadores não conseguem reconhecer essas palavras por que a tinta e o papel foram degenerando com o passar do tempo. Quando digitada, a palavra é memorizada pelo computador e, dessa forma, as pessoas acabam ajudando a digitalizar textos.
Essa tecnologia, capaz de transformar imagens escaneadas em texto, chamada de Optical Charcater Recognition, ou poderia ser usada nos projetos Google Books e Google News Archive Search. Quando transformados em texto, seria mais fácil fazer buscas pelos arquivos dos dois serviços.