Discos duros de até 5 TB, é a meta que Hitachi se propôs conseguir para o ano 2010, algo que será muito complicado tendo em conta que restam um par de anos para essa data e que os discos duros atuais têm uma capacidade máxima de 1 TB por disco.
Hitachi pretende chegar a esta altíssima capacidade em discos magnéticos de 3.5 polegadas e graças à tecnologia da gravação perpendicular, com a que já vimos anteriormente umas densidades de dados impensáveis faz um par de décadas.
No entanto, a meta de Hitachi é muito arriscada. Nos últimos dois anos vimos como os discos duros duplicaram sua capacidade, tendo lá pelo 2006 discos de 500 GB nas lojas, e agora de 1 TB (ainda que não são para nada algo comum). Parece que o terabyte estancou este crescimento, e sinceramente duvido que em dois anos se quintuplique a capacidade de um disco duro atual por muito novo sistema de gravação que se implemente.
Seguirão crescendo, não tenha dúvida, mas um incremento tão rápido é bastante complicado de levar a cabo num intervalo de tempo tão curto.
Fonte | TechPowerUp.
Mais informação | TechRadar, Nikkei.