Dentro do International Symposium on Optical Memory (ISOM) and Optical Data Storage, Pioneer mostrou o projeto definitivo para sacar ao mercado seus discos ópticos Blu-Ray com capacidade de 500 GB.
Este novo elemento dentro da carreira da alta definição dispõe de 20 capas por disco, com uma capacidade a cada uma delas de 25 GB. Com este anúncio, Pioneer se adianta às previsões que colocavam este tipo de disco com essa impressionante capacidade para finais do ano 2011. Fá-lo em grande parte para competir com o armazenamento holográfico de cara ao futuro mais próximo.
A utilidade deste disco Blu-Ray de 500 GB não parece que vá tão encaminhada a seu uso como suporte da indústria do entretenimento senão como elemento de armazenamento do cada vez maior conteúdo digital dos usuários, ainda que com a chegada em massa dos discos duros esta linha estava mudando.
Se conseguem níveis de segurança dos dados e fiabilidade no armazenamento com este tipo de discos, poderiam ter um pouco de futuro, ainda que a experiência nos diz que seguramente passarão sem pena nem glória pelo mercado, se é que finalmente vê a luz.
Mais informação | Pioneer.