Com o objetivo de bater de frente com o crescente mercado de unidades SSD, a SD Card Association – entidade que regulamenta o uso deste tipo de memória – criou uma nova norma que permitirá que dispositivos móveis tenham este tipo de cartão já pré-instalado em sua estrutura.
Este novo padrão leva o nome de SD Card Embedded e ele é compatível com a interface do atual SDHC. Sua capacidade máxima de armazenamento, pelo menos até o momento, é de 32GB, mas, tudo indica que ela será ampliada já a partir de 2009. Além disso, a SD Card Association afirma que a utilização deste formato demanda um menor consumo da bateria e acesso mais rápido aos dados. No entanto, a expectativa é que os primeiros modelos de smartphones (e, talvez notebooks )com este tipo de cartão cheguem ao mercado apenas no ano que vem.
Uma vantagem do uso do SD Card Embedded é que sua produção tem um custo muito menor em comparação ao SSD, o que permitiria, pelo menor em tese, a oferta de aparelhos com boa capacidade de armazenamento, a um preço muito menor. Concorrências entre tecnologias do gênero são sempre bem-vindas.