Agora que já não existem mais lançamentos de placas gráficas no horizonte, nós já podemos começar os debates em torno das novas gerações que deverão chegar ao mercado até o final do ano.
Desta vez nós vamos falar sobre a ATi Radeon HD 5870 que supostamente virá equipada com a nova GPU RV870, um produto desenvolvido com a evolução do atual RV770 que dentro de pouco tempo vai completar um ano. Além disso, essa será uma das primeiras placas totalmente compatível com o DirectX 11, a nova versão desta API da Microsoft que será implantada juntamente com o esperado Windows 7, o novo sistema operacional de Redmond que deverá chegar ao mercado no próximo mês de outubro.
Na imagem acima nós temos as supostas características da ATi 5870 e da sua versão dual, a 5870×2. A evolução demonstra, mais uma vez, que ela será mais potente do que as suas antecessoras e já tem gente dizendo que ela poderá, inclusive, apresentar o dobro da performance, se bem que esta opinião talvez seja um pouco exagerada. Ela será melhor? Provavelmente, senão ela não seria lançada. Boa o suficiente para nos brindar com o dobro de performance? O dobro talvez não, mas com esses dados ela poderia ser de 30 a 40% mais eficiente do que a versão anterior.
Quanto a concorrência da ATi 5870 e do RV870, nós temos que prestar atenção na NVIDIA, que já está há vários meses preparando o processador GT300, um chip que já foi alvo de alguns comentários e que poderá representar uma verdadeira evolução. As placas com o GT300 também serão compatíveis com o DirectX 11 e elas virão com novas tecnologias que a princípio vão melhorar a performance final do produto.
Tanto as ATi 5870 como os produtos equivalentes da NVIDIA poderão chegar ao mercado nos últimos meses de 2009, depois do inverno e aproveitando o lançamento do Windows 7. Os preços ainda são totalmente desconhecidos, mas o mais provável é que eles rondem aquilo que nós atualmente temos nas linhas high end: uns 250 dólares para a versão single core e uns 450-500 para a versão X2 com duas GPUs.
Fonte: Xataka