Produtos para consumidores entusiastas são lançados constantemente. Hoje mesmo saiu a notícia sobre a placa gráfica Asus GeForce GTX 295 MARS cujo recurso especial é a possibilidade de instalar um sistema formado por quatro chips na qual a GeForce GTX 285 se baseia, estar disponível no mercado japonês.
A EVGA também é uma fabricante bem conhecida por seus diferentes produtos. Desta vez ela trouxe uma placa-mãe capaz de aceitar quatro placas gráficas GeForce GTX 285 em regime 4-Way SLI, ou SLI quádruplo.
A EVGA X58 Classified 4-Way SLI é o que pode se dizer de extravagância ao extremo. Ela oferece nada menos que 7 slots PCI Express x16.
Se houver placas para outros tipos de slots, simplesmente não haverá onde instalá-las. A propósito, ela utiliza o fator de forma (form factor) XL-ATX com 345 mm de comprimento e 263 de largura, não apenas é maior que o habitual padrão ATX como também excede o E-ATX, portanto, colocá-la em gabinetes mid-tower é algo improvável.
Para gerir essa quantidade de linhas PCI Express, além do chipset X58, foi necessário mais dois chipsets nForce 200 soldadas na placa-mãe. Nela é encontrado mais um fenômeno raro: dois conectores de energia de 8 pinos para processador e juntamente com o sistema de 10 fases deve ser bem favorável para overclock.
Nove portas SATA-300 possibilita a utilização maciça de discos rígidos e além disso, a fabricante não esqueceu da porta IDE, ainda firme e forte. Como todas as placas dessa linha, a EVGA X58 Classified 4 Way-SLI tem 2 redes Gigabit, controlador de som de 8 canais e 12 portas USB 2.0. O sistema de refrigeração não decepciona, constituído por elementos de boa qualidade.