Ícone do site Tecnologia é Tudo

NVIDIA altera nomenclaturas de modelos GeForce 9

Rate this post

Como nossos assíduos leitores sabem, a placa gráfica GeForce GTX 260 com 216 stream processors não ganhou uma nomenclatura específica. As diferenças entre as duas versões não são tão grandes e um novo nome foi descartado para evitar confusões. Em contrapartida, uma nova série de placas gráficas deve aparecer até o final deste ano formada pelos modelos GeForce G 100, GT 120, GT 130, GT 140 e GT 150. A pergunta que fica no ar é: como criaram uma série qualquer tão rápido? A receita é simples: renomeando modelos da geração anterior. Essas placas gráficas nada mais são que os modelos da linha GeForce 9…


A partir da 8800 GT, a nomenclatura das placas gráficas tornaram-se um grande problema para a NVIDIA que parecia ter dificuldades em adotar uma metodologia mais simples e compreensível para a humanidade. Após alguns ajustes e um mea culpa, surge a série GeForce GTX 200 com nomenclatura clara e limpa: um modelo GTX 280 e outro GTX 260. Entretanto, parece que a NVIDIA não consegue deixar de criar confusões na cabeça dos consumidores mais leigos durante muito tempo. Com a chegada da nova GeForce GTX 260 Core 216 e a adição dessa série 100, os compradores deverão estar bem atentos.

Mais uma estratégia de marketing ou uma passagem obrigatória para preparar uma continuidade? Difícil dizer, mas uma continuidade parece ser bem melhor planejada. Quando as GPUs em 45 nm chegarem em 2009, o segmento high-end integrará a série GeForce GTX 200, o mid-range a GT 200 e a entry-level G 200. Más línguas não deixam de observar que a nomenclatura atual não está muito longe da antiga: o sufixo que tornou-se prefixo acompanhado por um número. A série GTX no entanto manteve as esperanças de que não haveria mais de dois números para diferenciar as linhas.

Mas seja como for, a classificação atual parece ser coerente, pois os prefixos podem ser usados como sinônimos do segmento de mercado a que pertencem: GTX -> high-end, GT -> mid-range e G -> entry-level. E os modelos continuam sendo diferenciados pelos três algarismos. Mas o futuro é um tanto inquietante.

Sair da versão mobile