Nvidia GT300: especificações desveladas

Alyen
Rate this post

Pouco se sabe até a data do próximo chip gráfico de Nvidia, o GT300, que teoricamente fará parte da próxima geração de gráficas. Agora se conhecem novos detalhes sobre suas especificações.

Parece que o GT300 parecerá mais uma CPU do que uma GPU, sobretudo pelo tipo de instruções que será capaz de manejar. Destacarão o manejo das instruções SIMD para o multiproceso em paralelo. Igualmente contará com funções similares ao MIMD (Multiple-Intruccion Multiple Data), o que permitirá executar shaders simples e operações mais complexas.

Se prevê que o GT300 inclua 16 grupos de 32 núcleos (512 ao todo). Em termos comparativos, será mais 2 vezes potente que o GT200.

A organização de clústers será outro das mudanças marcantes, os quais já não serão estáticos: se utilizará caché Scratch, favorecendo lhe interatividade entre os núcleos dentro do clúster, o que suporia uma vantagem nas aplicações que se baseiem em tecnologias como o GPGPU.

As vantagens parecem muitas, mas ante a ausência de provas reais ficamos com a incógnita e com toda esta teoria. Prevê-se que o GT300 apareça no final deste ano ou princípios do que vem.

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2024 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio