Waterblock para 8800GT e GTS 512
Por um longo tempo as placas gráficas baseadas no chip G92 eram satisfeitas por sistemas de refrigeração também utilizados nas GeForce 7900 GT ou 7950 GT. Enquanto a maioria se preocupava apenas em resfriar o processador gráfico, as memórias eram atendidas por modestos dissipadores de alumínio ou limita-se à ventilação gerada pelas ventoinhas do próprio gabinete.
Com um waterblock de design específico é possível refrigerar não apenas o processador gráfico como também os chips de memória. Fazer um waterblock universão não é uma tarefa simples por essa razão: esse sistema de refrigeração tem compatibilidade apenas com um modelo ou seus parentes mais próximos. Essa restrição a uma solução especializada pode ser compensada pela alta eficiência. Obviamente a Cooler Master não esqueceu dos admiradores das placas gráficas baseadas no chip G92 e apresentou o waterblock Glacier 9200.
O aparato possui compatibilidade com duas placas gráficas baseadas no chip G92: as GeForce 8800 GT e GTS 512 MB. Suas dimensões são de 197 × 125 × 13,8 mm e pesa 390 gramas.
Em alumínio, o waterblock atende o processador gráfico, chips de memória e outros componentes. Os bicos giram a 360° para melhor adaptação ao sistema de refrigeração líquida e é compatível com tubos de 1/2” e 3/8” de diâmetro.
Em comparação com um cooler a ar padrão, segundo a fabricante, esse waterblock consegue reduzir a temperatura do núcleo em até 49°C em “load” (alta solicitação) e 17°C em “idle” (repouso). A novidade pode agradar os amantes de sistemas de refrigeração eficientes e silenciosos, o qual não impede a possibilidade de utilizar a placa gráfica em configurações SLI.