O último lançamento da Asus, a placa mãe Asus P6T6, tem uma pequena grande diferença respecto de outros dispositivos do mercado. Sua principal característica é que integra seis PCI-Express 2.0 ×16, aos que se podem conectar até seis placas gráficas de forma simultânea. Dos seis, três deles são para suportar um 3-Way da NVidia ou um CrossFire X de ATi, configurações de três gráficas em paralelo.
O mais usual em placas de gama alta para gamers era encontrar três ou, em algumas ocasiões, quatro slots, para poder aproveitar assim as possibilidades SLI e CrossFire mais extremas. No caso da Asus P6T6 parece que está mais orientada a estações de trabalho com alto Bus de processo, do que para gamers, já que as gráficas atuais têm altas taxas de operações por segundo (FLOPs) e desta forma poderiam aproveitar para ter um conjunto de GPUs bem mais potente inclusive do que a própria CPU do sistema.
A Asus P6T6 traz formato ATX e o chipset X58 da Intel, com o que se trata de uma placa compatível unicamente com os Intel Core i7 e seu particular socket LGA1366. Além dos seis PCI-Express, seis slots de memória DDR3 em triplo channel, vários USB, duas portas Ethernet e o que vem sendo bastante comum neste tipo de placas.
Um problema que seguramente se de em esta placa é que, ao estar todos os PCI-Express tão juntos, não será possivel aproveitar os seis slots simultaneamente com as placas gráficas das mais potentes, já que estas costumam ocupar um dois slot. Desta forma se pode ver como os slots 1, 3 e 5 são os principais (cor azul), preparados para o 3-Way ou CrossFire.
Preço e disponibilidade não foram anunciados, mais vendo que uma placa normal com o X58 da Intel sai por uns 250-300 euros, esta placa doque custar uns 400 euros.
Fonte: NordicHardware.