No momento, se você deseja montar um servidor com um Opteron Barcelona (o primo gordo do Phenom X4) existem duas opções de chipset: NVIDIA e Broadcom. Diferente da Intel, a AMD não tem um chipset próprio que lhe permita fazer uma plataforma 100% AMD, mas se nós podemos acreditar num misterioso slide publicado hoje pelo Tech Report, isso deverá mudar.
Como vocês podem ver, na segunda metade de 2009 aparecerá uma plataforma, de codinome Fiorano, integrada por um northbridge AMD (com duas versões: SR5690 e SP5100), por um southbridge AMD S7100 e por uma CPU…adivinhem, também AMD. Mais uma vez, e ainda com base neste slide, este será o companheiro ideal para o Opteron Istambul de 6 núcleos.
Estes chipsets terão Hypertransport 3.0, PCIe 2.0, suporte para hot-plug PCIe e a tecnologia IOMMU (I/O Memory Management Unit) com a qual a AMD promete um aumento radical na performance em ambientes virtualizados, pois as máquinas virtuais poderão interagir com os periféricos através de drivers nativos. Além disso, o IOMMU impede que dispositivos I/O no autorizados acessem a memória.
Neste sentido, o Shangai já promete uns 25% de aumento de velocidade – em relação ao Barcelona – para se mover entre máquinas virtuais, o que por si só já é fantástico, e a combinação dos dois erguerá o cetro de melhor solução de virtualização.
Fonte: ChileHardware