AMD Zambezi de 32nm chegará em 2011
Apareceu uma imagem de um roadmap de AMD na que podemos apreciar que a companhia planeja lançar a plataforma Leio, dedicada ao setor “entusiasta”, e a plataforma Dourado, destinada ao mercado geral, durante o próximo ano. Leio suportará processadores Thuban de 45nm de até seis núcleos, memórias DDR3, os chipsets RD890 + SB850 e gráficos DirectX 11 discretos (gama básica). Por outro lado a plataforma Dourado suportará processadores Athlon II de até quatro núcleos, memórias DDR3 e chipset RS880P + SB810 com gráficos integrados.
Em 2011 AMD planeja lançar duas plataformas com suporte para processadores de 32nm, por um lado a plataforma Scorpius para entusiastas e por outro a plataforma Lynx para usuários médios (mercado geral). Scorpius suportará o processador Zambezi de quatro ou mais núcleos, memórias DDR3 e a futura geração de gráficos discretos de ATI, tudo sob o novo socket de AMD AM3r2.
Quanto a Lynx, esta plataforma suportará Plano, um chip Fusion de 32nm e até 4 núcleos com GPU e também suportará memórias DDR3.1