Nas últimas informações, parece que o processador conhecido como “Orochi”, baseado na próxima arquitetura Bulldozer de AMD e que virá fabricado em processo de 32nm, gozará de uma surpreendente quantidade de caché.
Durante uma conferência na que GlobalFoundries exercia como anfitrião, AMD mostrou a primeira imagem do encapsulado de “Orochi”. Em dita foto podiam apreciar-se aspectos importantes como os 4 módulos de dois núcleos cada um e uma grande quantidade de caché L2. Numa inspeção visual, a memória caché L2 de cada módulo parecia cobrir o 35% da superfície de sua área.
A cache L3 se situa no centro do encapsulado e, segundo afirmam desde Xbit-Labs, a memória caché L2 seria de 2 MB por cada módulo de dois núcleos, o que supõe um total de 8 MB. Por sua vez, a memória caché L3 supõe outros 8 MB, ainda que estes se repartem entre os 8 núcleos.
Parece que AMD quer dotar a seus CPUs de uma maior quantidade de memória cache para facilitar a comunicação entre os núcleos e os módulos (disto último se encarrega a caché L3). Em definitiva, o aumento de cor caché é muito grande, se o comparamos com outros processadores anteriores.