Em novembro do ano passado os nossos colegas do site Hardware-Fr publicaram um artigo falando sobre a otimização multi-thread dos drivers NVIDIA em DirectX 10 e também sobre a falta de otimização dos drivers AMD. Nesta ocasião, a AMD disse ao Hardware-Fr que os drivers com este tipo de otimização seriam apresentados no primeiro trimestre de 2009 e parece que a companhia pretende cumprir com a sua palavra: eles receberam das mãos da AMD uma versão beta do futuro Catalyst, agora multi-thread, em algumas aplicações DirectX 10. Estes drivers receberam a numeração 8.561.3 e se tudo correr bem esta otimização será integrada no futuro Catalyst 9.1.
Com o objetivo de descobrir o que ele pode fazer na prática, eles refizeram os testes usando os jogos Crysis e World In Conflict. Nos dois casos, os testes foram realizados em 800*600 com a finalidade de limitar o impacto da placa gráfica e se concentrar nos processadores, mas com detalhes no máximo, para que os chips recebam a maior carga possível.
Apesar da variação ter sido mais limitada em World In Conflict, um jogo onde aparentemente não houve uma verdadeira otimização multithread, os ganhos foram mais significativos em Crysis : 9% melhor sobre um chip dual core e 22% melhor sobre um quad ! O ganho sobre um dual core não era esperado e isso permitiu a 4870 apresentar uma limitação processador menor sobre este processador do que a GTX 280, com resultados equivalentes com um quad core. Como resultado, o delta entre dual e quad core não foi de apenas 16%, enquanto que a NVIDIA registrou uma diferença de 21%.
Portanto, temos aqui uma boa notícia para os donos de uma placa Radeon. Agora só nos resta saber se nos próximos meses a AMD ampliará esta otimização para todos os títulos DX10.
Fonte: Hardware-Fr