Novas Informações sobre as APU Krishna e Wichita de 28nm da AMD
Em algumas notas já vimos a “Wichita” e “Krishna” no roadmap da AMD e que são os nomes chave dos sucessores dos atuais APU “Zacate” e “Ontário”, no entanto, agora aparecem detalhes adicionais destes chips que estão programados para o 2012 utilizando um processo de manufatura de 28nm.
Wichita e Krishna são APU (Acelerated Processing Unit), também passam a ser em certa forma um SoC (System-On-Chip) por quanto integram tudo (GPU, CPU, controlador de memória e Chipset) num só chip, a diferença das APU atuais primeiramente que algumas funções ainda dependem de um chip adicional ou FCH (Fusion Controller Chip). Assim as placas mães simplificam seu desenho e reduzem os custos associados a isto.
Estas novas APU integrarão 4 núcleos Bodcat, 2MB de cache L2, suporte TurboCore, controlador de memória DDR3-1600 (com suporte para módulos de baixa voltagem), GPU com suporte para DirectX 11, suporte para UVD 3 (Unified Video Decoder) e o HUB controlador “Yuba”; que é o próprio chipset integrado na APU o qual se encarregará das funções I/Ou como os SATA 1/2/3 e USB 2.0/3.0. Estas novas APU podem atingir mais de 20% de poder de processamento e 25% extra em rendimento gráfico.
Wichita e Krishna podem fazer parte da plataforma “Deccan” (2012) que utilizará o socket FT2, em contraste com Zacate e Ontário que utilizam o socket FT1, a mudança de socket obedece às mudanças no desenho e arquitetura destas novas APU, que agora integram o FCH no mesmo chips. Mais detalhes nas seguintes imagens.