A dia de hoje existem uma grande multidão de opções à hora de eleger um processador para uma equipe de sobremesa, estamos no meio da mudança de geração Intel de Core 2 Duo/Quad a Core i5/i7 e no lado de AMD com os novos Phenom II recém saídos ao mercado. Mas, que processador elegemos para nosso computador?
Em primeiro lugar temos que ter em conta o uso que vamos dar-lhe à equipe e em segundo lugar o orçamento de que dispomos. Desde Tech Report fizeram uma exaustiva análise de 17 processadores existentes no mercado, 10 Intel e 7 AMD, tendo em conta o rendimento em jogos reais, rendimento em aplicações muito demandantes de potência CPU, além de eficiência energética e tabelas de rendimento e consumo por dólar.
São 12 páginas nas que de forma gráfica e intuitiva oferecem uma comparativa de rendimento real em aplicações atuais com a que seguro que mais de um poderá aclarar-se à hora de decantar-se por uma ou outra opção. A lista de aplicações provadas é a seguinte:
- WorldBench 6 beta 2
- Half-Life 2: Episode Two
- Crysis Warhead
- Far Cry 2
- Unreal Tournament 3 1.3
- Valve VRAD map build benchmark
- Valve Source Engine particle simulation benchmark
- Cinebench R10 64-bit Edition
- POV-Ray for Windows 3.7 beta 29 64-bit
- notfred’s Folding benchmark CD 9/28/08 revision
- The Panorama Factory 5.2 x64 Edition
- Windows Media Encoder 9 x64 Edition
- x264 HD benchmark 2.0 with x264 version 0.59.819
- LAME MT 3.97a 64-bit
Vos desejamos uma grata leitura e esperamos poder oferecer um pouco de luz ao respecto, sem entrar em discussões de Intel melhor ou AMD melhor, sem nenhum tipo de justificativa. Cada caso é um mundo e não sempre o processador mais rápido é sinônimo de melhor em todos os casos.