Ícone do site Tecnologia é Tudo

Review Phenom II X4 840

Rate this post

O Phenom II x4 840. Quatro núcleos de puro amor correndo a 3.2 GHz livres de cache L3 por tão só USD $100. Vejamos que maravilha traz este processador.

Em termos de preço compete contra o Phenom II x2 560 Black Edition, um dual core de AMD com uma velocidade de 3 .3 GHz e 6MB de cache L2, mas só de dois núcleos ativos a USD $102.

 

Hardware usado :

Software usado:

Metodologia

A metodologia utilizada neste review é exatamente a mesma que é utilizada nos reviews de placas mãe e/ou de CPUs que realizados anteriormente. Somente atualizamos algumas versões de programas para manter os resultados o mais frescos possível.

Todas as provas foram executadas 3 vezes, indicando como valor final e apresentado a média estável das touradas. O sistema se manteve sob suas condições estoque em todo momento, desabilitou-se Cool&Quiet, SpeedStep e NVIDIA PhysX.

Em 3DMark Vantage vemos que mais cores sempre é melhor, mas ao saltar a 3DMark11 o aumento em rendimento não se dá até que utilizamos mais de quatro núcleos tal como o podemos apreciar com o 1090T no gráfico.

Estranhamente o Phenom II x4 840 teve um rendimento bastante superior aos dois processadores com os que o comparamos. É possível que o processador tenha um par de otimizações e não seja simplesmente uma tentativa desesperada de AMD por competir contra Sandy Bridge, esperamos que assim seja.

Em Cinebench voltamos à dinâmica de que mais núcleos são melhor, mas a ausência de cache L3 lhe passa a conta ao processador e fazem que fique em último lugar ao avaliar a eficiência single core.

Ao provar Heaven nos surpreendeu ver que o Phenom II x2 560 obteve maior ponto do que a concorrência de 4 e 6 núcleos. Algo bastante curioso que não conseguimos compreender por que.

PCMark e SiSoft Sandra são mais do mesmo, com o Phenom II x4 840 obtendo mais pontos de vastamente superiores ao Phenom II x2 560 que custa praticamente o mesmo.

Em Sciencemark vemos que os processadores mais rápidos são os que ganham, os 100 MHz de diferença entre o 840 e o 560 fazem que este termine detrás.

Em SuperPi nos decepcionamos muitíssimo pelos resultados, mas é algo que se pode entender se consideramos a ausência de cache L3 no processador.

Em Alien Contra Predator não vemos maior diferença entre os processadores e podemos dizer com certeza que mais núcleos não é melhor.

Pelo contrário, ao jogar Call of Duty: Black Ops podemos ver como os gráficos do jogo precisam de ao menos quatro núcleos para correr como corresponde e um hexacore para atingir recém um framerate decente.

Photoshop não podia faltar e vemos que entre a ausência de cache L3 e dois núcleos o Phenom II x4 840 demora quase o dobro que o Phenom II x6 1090T, mas mesmo assim muito menos do que os míseros dois núcleos do Phenom II x2 560.

Em Lost Planet vemos novamente que todos os processadores atingem um framerate praticamente idêntico e que as diferenças entre os três são minúsculas.

Em Pov-Ray sucedeu algo estranho: O Phenom II x2 560 e o x4 840 obtiveram resultados praticamente iguais, enquanto o Phenom II x6 1090T sacou vantagem a ambos equipes. Supomos que a ausência de núcleos do 560 se compensa com a falta de cache L3 do 840.

Finalmente em S.T.A.L.K.E.R. Call of Pypirat vemos o mesmo que com os jogos anteriores: o processador ajuda mas não é o maior influente no desempenho dos jogos.

 

A margem de overclock no Phenom II x4 840 foi bastante escuálido, podendo atingir os 4 GHz @ 1.45 de Vcore (contra 1.4 na configuração estoque). Tratamos de diversas maneiras mas mais de 250 MHz no ônibus não pudemos obter, e o não ser Black Edition significa que não podemos jogar livremente com o multiplicador para ver se alterando os produtos podemos obter um resultado maior. De todos modos um quad core a 4GHz por USD $100 é uma maravilha sem importar de que maneira se lhe olhe.

Provamos todas as opções de nossa placa mãe para ativar núcleos ocultos ou caché desabilitada mas não tivemos sucesso, pelo que não nos apressaríamos a comprar este processador crendo que terminaremos com um 1090T depois de mudar dois parâmetros na BIOS.

O Phenom II x4 840 é um excelente processador. Tem um desempenho espetacular para seu preço e a ausência de cache L3 não gera diferença alguma em palcos da vida real a não ser que sejas um profissional do área multimídia, onde esses megabytes extras de L3 de seguro te pouparão mais de uns minutos ao dia em Cinema 4D ou Photoshop.

Muitos gamers se seguem enfrentando ao eterno dilema de se comprar um dual core de excelentes prestações ou se é melhor comprar um quadcore barato e desfrutar os núcleos extra. Como puderam ver nas provas não ganharão nem perderão FPS elegendo um processador sobre o outro, mas se ao momento de jogar lhes agrada ter o antivirus, firewall, reprodutor de áudio, cliente de mensajería, skype, firefox com várias pestanas abertas e mais correndo em segundo plano esses núcleos extra de seguro ajudam no processo.

Se ainda não atualizam a um Quad Core e estavam esperando o momento preciso agora é quando. O Phenom II x4 840 é uma excelente opção em termos qualidade/aprecio, e conquanto não está desenhado para o overclockero entusiasta é uma das melhores opções no mercado para quem querem o melhor rendimento a um preço econômico.

Via Review Phenom II X4 840

Sair da versão mobile