Processador Intel Core i7 975, top de linha na performance e no preço
Já está à venda o novo modelo da família de processadores com microarquitetura Nehalem, o sucessor dos Core 2. O Core i7 975 Extreme Edition é o novo top de linha da família Nehalem desktop. Assim como o resto da serie, ele conta com quatro núcleos nativos, foi fabricado no processo tecnologico de 45nm, tem 731 milhões de transistores e é baseado no núcleo de codinome “Bloomfield”. Sua freqüência de operação foi estabelecida em 3,33 GHz, mas ele foi preparado para suportar um overclock que o leve a freqüências acima dos 4,0 GHz. Sua memória cache de terceiro nível é de 8MB. Como de costume, o pior é o preço, que se encontra acima dos 1000 dólares nos catálogos dos lojistas norte-americanos.
O i7 975 apresenta o novo stepping “DO” e ele é capaz de processar oito linhas simultaneamente com a tecnologia HyperThreading. O seu TDP (consumo máximo) foi estabelecido em 130 Watts. Como o resto da série, ele tem um formato FC-LGA4 para o socket LGA 1366. Ele também conta com triple channel de memória DDR3 integrada no die e conexão ponto-a-ponto bidirecional QuickPath Interconnect para a comunicação entre os núcleos com velocidades de 6.4 GT/s por segundo por direção.
O i7 975 também conta com o conjunto de instruções normais da Intel, incluindo SSE4.2, Speedstep para baixar a freqüência do chip para economia de energia e dissipação de calor, Turbo Boost que permite aumentar a freqüência dos núcleos de forma inteligente e outras tecnologias presentes nos Nehalem desktop de alto nível.
Fonte: MuyComputer