Janeiro se espera forte. Forte em todos os sentidos, começando como sempre pelo CES onde veremos dezenas de novidades em todos os campos da tecnologia.
Bastante mais interessante é o dado que contribuem desde DigiTimes, onde indicam que vários fabricantes lançarão netbooks com o novo N450, inclusive com sistemas operativos de todos os sabores: Windows 7, Moblin ou inclusive o já antiquado (mas efetivo) Windows XP. Também comentam o interesse de vários fabricantes por Google Chrome VOS, um sistema ainda não final mas que se espera seja definitivo de cara em meados de 2010.
A principal dúvida que tenho é qual será o movimento de Intel de cara a esta nova geração de chips Atom. Na primeira geração teve numerosos modelos, ainda que o N270 e o N330 praticamente coparon a totalidade de dispositivos.
Por agora parece que Intel seguirá uma estratégia em certo modo similar: um novo modelo (o N450) que será a base, mais um N470 algo mais potente mas também mais tardia. Terá que ver qual é a diferença de rendimentos entre ambos, mas a priori parecem bastante similares.
De igual forma, NVidia e sua Ion foram de vital importância na vida dos Atom ao oferecer rendimentos que os chipsets e gráficas de Intel não foram capazes de atingir. Veremos alguma nova plataforma de NVidia para os novos Atom? Se nos permite sacar-lhe a máxima potência a nosso dispositivo, ójala a vejamos e cedo. Ainda que por agora pouco ou nada se sabe, aparte de alguns rumores muito pontuais.