Após os vazamentos da semana passada, hoje a Intel está tornando oficial sua nova linha de processadores ultra high-end, que não só destaca um grande salto no desempenho, mas também uma redução de preço atraente que os coloca ao alcance daqueles que estão interessados em ter o mais recente em poder.
Embora a Intel não o mencione, essa estratégia vem ao encontro dos processadores AMD, principalmente os Threadrippers, que têm jogado suas cartas com esse mix de poder/cores/preço. É lá que a Intel agora mostra o seu arsenal que parece mais em linha com o que a AMD oferece atualmente, pelo menos no papel, uma vez que teremos de esperar até a sua análise aprofundada para dar um veredicto.
Hoje a Intel oficializa sua nova linha de processadores Intel Xeon W e Core X-series, que, como eu mencionei, seu ponto-chave é que eles chegam com descontos de entre 40 e 50% em relação à geração anterior. Vamos ver o que cada uma destas famílias oferece.
Intel Xeon W, com foco em profissionais e criadores de conteúdo
A décima geração do Intel Xeon W vem com oito novos processadores: W-2295, W-2275, W-2265, W-2255, W-2245, W-2235, W-2225 e W-2223. Esta família é dedicada ao sector do utilizador profissional, uma vez que o seu poder e capacidades estão focados em efeitos visuais, renderização 3D, ciência de dados, inteligência artificial e tarefas que exigem o máximo desempenho.
De acordo com a Intel, o Xeon W é até 2,2 vezes mais rápido do que a geração anterior em tarefas intensivas de inteligência artificial, como o processamento de imagens. E até 11% mais rápido em tarefas mais tradicionais, como edição 4K, compilação de software e renderização 3D.
Eles podem ser usados em uma variedade de formatos, desde pequenos desktops até torres. E a estrela da família é o Intel Xeon W-2295, que vem com 18 núcleos, 36 fios e 1TB de RAM por apenas $1,333. Comparado com o W-2195 do ano passado, custou 2.553 dólares. Ou seja, uma redução considerável de 1.200 dólares.
Como podemos ver, os preços do Xeon W começam em 294 dólares e estarão à venda durante o mês de Novembro.
Intel Core X-series, até 18 núcleos por menos de $1.000
No caso da nova décima geração da série Intel Core X, temos quatro processadores: i9-10980XE, i9-10940X, i9-10920X e i9-10900X, que se concentram em tarefas de edição de fotos e vídeos, desenvolvimento de videogames e animação 3D.
A série X procura competir diretamente com a AMD Threadripper, pois oferece tudo o que é necessário para overclock mais um salto de 7% em potência e até 2,2 vezes mais rápido do que a geração anterior, segundo a Intel.
Os preços para a nova geração Core X-series variam de $590 a $979 para o topo da gama, o 18-core Intel Core i9-10980XE Extreme Edition, 36 segmentos executados em 3 GHz (4,8 GHz no modo Turbo). Isso é menos da metade do preço do processador mais poderoso da geração anterior da série X.
Tal como o Xeon W, a série X estará disponível em Novembro numa data a confirmar mais tarde.
Intel Core S-series, preços atraentes para montar um PC de jogos
E os cortes de preços não são apenas para a gama ultra-alta e profissional, como a Intel também está baixando o preço de sua nona geração de Core S-series, que são ideais para aqueles que procuram construir um jogo PC à vontade por não ter integrado gráficos.
O Intel Core S-series estão a um preço que começa em 97 dólares até 463 dólares. Preços que entram em vigor a partir de hoje.