A NVIDIA confirmou, através de um comunicado de imprensa, a compra da empresa californiana Ageia, conhecida principalmente pela concepção de chips dedicados a cálculos físicos (PPU – Physics Processor Unit) conhecidos como PhysX. Cada vez mais apreciadas pelos desenvolvedores de jogos, as tecnologias da Ageia começaram a ser adotadas pelo menos em 140 títulos e seu futuro parece brilhante.
A aquisição pela NVIDIA, por um montante até o momento não revelado, não é de todo surpreendente, pois havia rumores de que a Ageia cairia nas mãos da AMD. Contudo, a situação financeira da foundry de Sunnyvale após a aquisição da ATI atualmente a impede de proceder novas operações de crescimento externo. Essa compra não é uma boa notícia para a última.
As compras de empresas especializadas em tratamento de cálculos físicos tornaram-se estratégia. A Intel, que já não esconde mais suas ambições no setor gráfico, procedeu em setembro passado negociações da compra da Havok, empresa dedicada ao desenvolvimento da engine física de mesmo nome.
Anteriormente a Ageia não conseguiu atrair e convencer adeptos devidos aos seus resultados medíocres. “A indústria da informática dirige-se para um modelo de cálculo heterogêneo que combina uma CPU flexível e um processador paralelo como o gráfico para executar aplicativos ávidos em recursos como a renderização de vídeo em tempo real”, constata Jen-Hsun Huang, CEO da NVIDIA.
A NVIDIA ainda não disse como utilizará os talentos da Ageia, mas poderá refletir como integrar as tecnologias de cálculos físicos desenvolvidos pela empresa recém-adquirida em suas próprias placas gráficas e proporcionar condições de oferecer novas ferramentas de desenvolvimento aos criadores de jogos.
Fontes: PC INpact, Clubic e FórumPcs