Plataforma Skulltrail é overclocada a 5,5 GHz
Anteriormente havia dúvidas de que a plataforma Skulltrail não poderia ser overclocada em grandes margens, mas as páginas do fórum XtremeSystems.org um grupo ja conseguiu.
Seus objetivos eram óbvios: ver até onde a plataforma biprocessada da Intel pode chegar. Para isso, submeteram os dois processadores Core 2 Extreme QX9775 de 3,2 GHz ao sistema de refrigeração de nitrogênio líquido “F1” de k|ngp|n totalmente feito em cobre. Nota-se que apesar das características semelhantes de uma placa-mãe para servidores, a Intel D5400XS tem fixadores para coolers iguais aos das placas com socket LGA 775. Isso simplificou a tarefa da instalação dos sistemas de refrigeração.
Como esperado, o overclock conduziu-se com o aumento do coeficiente multiplicador. Como resultado, os processadores Core 2 Extreme QX9775 chegaram a 5.586 MHz (399 × 14). Um resultado impressionante levando-se em conta uma plataforma biprocessada formada por modelos quadrinucleares.
Os dois processadores que juntos totalizaram 8 núcleos, conseguiram obter 12.307 pontos sob o teste de CPU do 3DMark06, devidamente otimizado para plataformas multiprocessadas. A marca foi registrada no ranking da FutureMark.
A propósito, um outro sistema similar sob gelo seco foi overclocado a 5.330 MHz. Nota-se que neste caso, a freqüência de barramento do sistema foi ligeiramente aumentado de 400 para 411 MHz e o coeficiente era igual a 13x. Pode esperar novos recordes, afinal, a plataforma Skulltrail existe para eles.
Fontes: Overclockers.ru, PC INpact e Fórum Pcs.