A fabricação do iPhone 3GS de 16GB só custa à Apple cerca de 3% a mais em relação ao modelo do ano passado, com um custo em hardware de 172,46 dólares. A AT&T, a operadora da Apple nos Estados Unidos vende o iPhone através de subsídios por um preço de 199 dólares, apesar do seu preço ter sido fixado em 600 dólares.
Segundo o iSupply, o preço que o provedor do serviço paga atualmente pelo telefone é consideravelmente alto, “o que reflete uma pratica comum na industria de subvencionar o custo de um telefone móvel para depois conseguir lucrar com as assinaturas.”
No ano passado o iSuppli calculou que o iPhone 3G só custava quatro dólares a menos do que o novo terminal. Do ponto de vista dos componentes, o design dos modelos 3G e 3GS são muito parecidos, “o que é muito cômodo para otimizar os custos do hardware”.
O iSuppli também reconheceu que o componente mais caro do telefone é a memória de 16GB da Toshiba, que custa cerca de 24 dólares. A Apple afirmou ter vendido 1 milhões de iPhones 3GS nos três primeiros dias depois do lançamento, o que supostamente equivale, segundo os analistas de mercado, a 420 milhões de dólares.
Fonte: SiliconNews