Dois anos após entrar no mercado de antivirus, a Microsoft dediciu jogar a toalha.
A fabricante de software norte-americana informou que vai descontinuar o seu produto Windows Live OneCare em junho do próximo ano e vai oferecer uma versão gratuita de seu antivirus para os usuários Windows, cujo codinome é Morro.
O Morro deve ser lançado no final de 2009 e as vendas do OneCare, cuja assinatura custa quase 50 dólares, vão ser descontinuadas. Quando a Microsoft entrou nesse mercado, ela sacudiu a concorrência em antivírus.
“Para que possamos nos concetrar na oferta desta nova solução de segurança a milhões de clientes no mundo todo, decidimos descontinuar o Windows Live OneCare”, comunicou a empresa em seu blog na terça-feira (18/11).
Desenvolvido para pessoas que não compram um software antivirus, o Morro usará menos recursos do que o OneCare. Ele vai proteger o computador dos usuários de virus e cavalos-de-tróia, mas não vai incluir um sistema de gerenciamento e de backup, que vem atualmente com o OneCare.
O antivírus gratuito vai estar disponível nos mesmos mercados em que o OneCare é vendido atualmente., incluindo o Brasil. E os atuais assinantes do sistema da Microsoft vão continuar recebendo suporte até o final de seus planos.
A Microsoft chacalhou o mercado de antivirus quando começou a vender o OneCare em maio de 2006.
A indústria de softwares de antivirus temia que a Microsoft usasse seu poder dominante no setor de PCs para ganhar mercado, assim como havia feito na área de navegadores de internet na década de 90.
Mas o produto de segurança da Microsoft não alcançou bom desempenho nos testes realizados por empresas independentes e a companhia não conseguir desafiar os líderes do mercado, como a Symantec e a McAffe.