A Microsoft anunciou que em 2009 vai acabar com os contratos de downgrade que permitem aos integradores vender Windows XP. A empresa dará um prazo de seis meses para que a indústria se adapte à regra, o que, na prática, estende o ultimato ao XP até junho do ano que vem.
A partir do dia 30 de junho, a Microsoft deixou de distribuir o sistema operacional Windows XP aos principais fabricantes de computadores e grandes estabelecimentos comerciais. . As exceções ficam para os laptops educacionais e notebooks que não possuem configurações suficiente para rodar o Vista.
Segundo a MS, em declaração feita na época da tomada da decisão, a escolha de abandonar o Windows XP foi difícil, mas a companhia reiterou que seu “compromisso com a inovação” a obrigou a substituí-lo pelo Vista, lançado em 2007.
A idéia de aposentar o XP é antiga. No ano passado, a Microsoft teve de adiar o início da “aposentadoria” do Windows XP diante da rejeição de muitos consumidores, tanto individuais quanto corporativos, em substituir o sistema operacional.
Contudo, ainda nos dias atuais, quem compra PCs com licenças do Vista Ultimate e Vista Business pode fazer um downgrade para Windows XP. Na prática, esta regra permite que muitos integradores continuem oferecendo a opção de comprar um PC com XP instalado.