Windows 7 terá processamento paralelo
A Microsoft tem dado informações sobre como está adicionando novos recursos às suas ferramentas de desenvolvimento para melhor suportarem o processamento paralelo. Mas as próximas versões cliente e servidor do Windows também incorporarão mudanças para melhorarem seu suporte ao processamento paralelo.
Enquanto alguns executivos da Microsoft e aqueles que conseguiram obter alguns builds do Windows 7 tem se focado mais nas melhorias na interface, o sistema terá algumas mudanças internas também.
Executivos da empresa tem dito que as mudanças internas entre o Windows Vista e o Windows 7 serão mínimas, para não causar problemas com a compatibilidade de drivers e aplicações. Além disso, eles disseram que o Win32, núcleo do Windows, não é muito recomendável para computação assíncrona.
A Microsoft está dando os primeiros passos para corrigir esta limitação com o Windows 7 e o Windows 7 Server (atualmente conhecido como Windows Server 2008 R2). À longo prazo, o plano é encontrar uma forma de substituir o Win32 por código gerenciado, preferencialmente um conjunto de interfaces de programação que se saem melhores lidando com tarefas de processamento paralelo com muitos processadores.
Durante a Microsoft Professional Developers Conference, no final de Outubro, representantes da Microsoft devem falar sobre “mudanças chave na arquitetura do Windows para possibilitar a execução mais eficiente de software paralelo”, de acordo com a descrição de uma sessão no site oficial do PDC.