Quem levou a melhor na corrida de downloads: Firefox 4 ou IE 9?

Alyen
Rate this post

Nas últimas semanas, tivemos dois grandes lançamentos em navegadores. A Microsoft lançou seu Internet Explorer 9, e a Mozilla lançou oficialmente o Firefox 4. Cada browser teve milhões de downloads em seu dia inaugural. O Firefox parece ter vencido o concurso do primeiro dia, mas quem examinar melhor as estatísticas vai descobrir que talvez a batalha tenha ficado bem mais árdua do que as manchetes sensacionalistas podem sugerir.

A Microsoft informou que o Internet Explorer 9 foi baixado 2,3 milhões de vezes durante as primeiras 24 horas. Nada mau. Mas, segundo seus desenvolvedores, o Firefox teve até 10 milhões de downloads em seu dia de lançamento… Ou quase isso.

Aviões de papel
Vamos imaginar que você está em uma corrida para ver quantos aviões de papel consegue dobrar em uma hora. Parece razoável contar os aviões que você começou a dobrar, ou que pensou em dobrar – mas que não terminou no momento em que a hora terminou? Ou, que tal se nós contássemos todos os aviões que você dobrou na semana passada?

Imagino que, para muita gente, isso pareceria injusto. Parece certo dizer que apenas os aviões a serem contados no concurso seriam aqueles cujas dobraduras tiveram início e fim dentro da hora em questão.

Assim, se nós estamos medindo o número de downloads de um navegador web nas primeiras 24 horas de seu lançamento, não deveríamos também contar apenas os downloads que foram iniciados – e completados – durante o período de 24 horas que começa com o horário do lançamento oficial do navegador?

Citada em um artigo da Inquirer, a Mozilla diz: “Nas 24 horas em que o Firefox 4 foi anunciado, ele foi baixado 7,1 milhões de vezes; esse número deve ser somado aos mais de 3 milhões de pessoas que já estavam rodando a Release Candidate que se tornou nossa versão final.”

Espere aí. Então o Firefox foi baixado 7,1 milhões de vezes durante o período de 24 horas, mas a Mozilla afirma que o número devia ser elevado para 10,1 milhões com o acréscimo dos downloads RC?

Bem, isso muda as coisas.

Números quebrados
A Microsoft não tem uma quebra que separa os downloads RC das outras versões beta, mas o IE9 teve mais de 40 milhões de downloads antes do dia de lançamento. Houve três betas públicos, mais a Release Candidate. Dividindo na média por quatro, temos 10 milhões.

Ok. Usando a “nova matemática” pela qual contamos os downloads RC além da contagem real de 24 horas, imagino que possa ter havido aproximadamente 10 milhões de downloads da Release Candidate IE9, portanto vamos levá-la em conta. Isso significa que o IE9 teve 12,3 milhões de downloads e superou os 10,1 milhões do Firefox.

Sim, eu sei que minha matemática é tola. Mas a da Mozilla também é. O fato é que 7,1 milhões já é mais que 2,3 milhões, e seria impressionante por si só. Por que usar de artifícios e apelar para truques estatísticos para fazer com que o número seja mais alto do que já é? Talvez a Mozilla tenha um complexo de autoestima com o fato de o Firefox 4 ter ficado abaixo da marca de 8 milhões definida pelo Firefox 3 em seu dia de lançamento?

Outra pequena coisa a levar em consideração: muitos navegadores Firefox fazem atualização automática, ou pelo menos notificam o usuário de que uma atualização existe. Se o Internet Explorer 9 fosse instalado automaticamente para atualizar todos os navegadores IE8, ou se a Microsoft o empurrasse automaticamente via Windows Update, os números do primeiro dia seriam muito diferentes.

Saldo ponderado
Por fim, considere: o Firefox está disponível para Windows. E Mac OS X. E Linux. E até FreeBSD. O Firefox está disponível essencialmente para 100% dos PCs lá fora. O IE9 é compatível apenas com Windows 7 e Windows Vista, assim o parque potencial fica restrito a cerca de um terço do total de PCs.

Se você enxergar as estatísticas do dia do lançamento por meio das lentes da audiência disponível, terá que dividir o número do Firefox por três – ou multiplicar o IE9 por três – para compará-los com pesos iguais. Nessa ótica, os 7,1 milhões do Firefox se tornam 2,36 milhões, o que equipara os dois browsers.

Um porta-voz da Microsoft explicou ainda que “apenas 10% dos 2,3 milhões de downloads do IE9 RTW nas primeiras 24 horas vieram da base instalada atual, indicando que a maior parte foi de pessoas que usam outro navegador”.

As declarações do dia do lançamento rendem boas manchetes, mas vamos checar os números novamente daqui a alguns meses para ver como os dois se comparam.

Via pcworld.uol.com.br

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2024 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio