O Google está aumentando os seus esforços para ganhar um pouco mais de participação no mercado dos navegadores dominado pelo Internet Explorer e Firefox. Como eles haviam prometido há alguns meses, a companhia revelou formalmente um acordo que permitirá que o seu navegador Chrome venha pré-instalado nos computadores portáteis Sony Vaio vendidos nos Estados Unidos.
Apesar dos termos específicos do contrato não terem sido revelados, provavelmente as duas companhias dividirão a receita gerada pelas buscas realizadas no navegador. O Google acrescentou que atualmente eles estão procurando outros fabricantes para firmar contratos parecidos. Além disso, eles acreditam que este tipo de acordo é um instrumento importante para a próxima guerra dos navegadores – e o Google é uma das poucas companhias com o dinheiro para enfrentar a Microsoft.
O gigante das buscas inclusive planeja desenvolver o seu próprio sistema operacional que será principalmente voltado para máquinas de baixo consumo e netbooks, e ele também servirá como uma ponte de acesso para os serviços internet.
O contrato entre Google e Sony aparentemente não incluirá outros mercados, apesar da Microsoft ter anunciado que para o mercado europeu o usuário poderá escolher o seu navegador preferido na instalação do Windows 7. Resumindo, este é um passo importante para o Chrome que já tem um ano no mercado. Atualmente o navegador do Google tem cerca de 30 milhões de usuários ativos ou de 2 a 3% do mercado mundial, o que o coloca em quarto lugar logo atrás do Safari.