Falha crítica encontrada no chkdsk do Windows 7
Ontem (6) a Microsoft disponibilizou a versão RTM do Windows 7 nas redes TechNet e MSDN. Com isso, mais pessoas puderam baixar gratuitamente e legalmente uma cópia do sistema operacional e testar nas suas máquinas. Essa é a mesma versão que foi liberada no dia 24 de julho para fabricantes de computadores. E é também a versão com um dos bugs mais críticos até agora.
De acordo com várias mensagens em fóruns, blogs e sites de notícias, o Windows 7 RTM build 7600.16385 tem um erro no arquivo chkdsk.exe, o verificador de discos. Ao rodá-lo com a opção “/r” (usada para fazer checagem dos arquivos e ao mesmo tempo detectar se há arquivos do sistema faltando e recuperá-los) em um HD secundário, o chkdsk causará um enorme vazamento de memória que, dependendo da configuração do computador, poderá tomar até 90% da memória física disponível e, em certos casos, fazer aparecer a já conhecida e temida tela azul da morte.
Segundo Randall Kennedy, repórter da InfoWorld, tanto a versão de 32 bits quanto a de 64 bits é afetada por essa falha. Ele testou em um Netbook com processador Atom, um notebook com Core 2 Duo e uma máquina virtual VMware. Nem todos exibiram tela azul, mas nenhum deles escapou da lentidão causada pela falta de memória RAM.
via PCWorld – tecnoblog.net