A Google liberou recentemente a versão beta do navegador Chrome 4, que traz como novidade a sincronização dos favoritos e uma maior velocidade de processamento. A partir da versão 4, os usuários que tiverem o Chrome instalado em mais de um computador poderão sincronizar, através de uma conta do Google, os favoritos entre as diversas máquinas.
A melhora da velocidade de processamento, cerca de 30% mais rápida que a versão anterior, também é um dos pontos fortes da nova versão do navegador da Google. “Nós melhoramos o desempenho do Google Chrome em 30% desde a nossa última versão estável, e em cerca de 400% em relação a primeira versão lançada”, garantem os engenheiros de software Idan Avraham e Anton Muhin.
O ritmo de atualizações do Chrome é bastante rápido. O site PcPro.co.uk rememora que a Mozilla levou sete anos para chegar na versão 3.6 do navegador Firefox, enquanto a Google chegou na versão 4 do Chrome em apenas um ano. O PcPro pode ter exagerado na avaliação, uma vez que os critérios de desenvolvimento e numeração de versões de ambos os navegadores são bastante diferentes, mas é fato que o Chrome evolui bastante rápido.
A fatia do mercado também tem aumentado, com o Google Chrome fechando outubro com 3.6 % de uso, contra 4.2% do Safari, 24.1% do Firefox e 64.6 % do dominante Internet Explorer, conforme estatísticas da Net Applications.
O Google Chrome 4 é compatível com Windows XP e Vista, mas o site PcPro.co.uk garante que o funcionamento é perfeito também no Windows 7. As versões para Mac e Linux ainda não foram liberadas, mas, segundo o site CNET News, esta é uma prioridade da equipe de desenvolvimento.
A versão 4 do Chrome para Windows pode ser obtida através do atalho bit.ly/Chrome4