Se você tinha teorias de que a Microsoft estava conspirando com os conglomerados de mídia para proteger seus interesses e não o dos usuários, então você pode jogar suas teorias no lixo. Já sabemos que a empresa incluiu o suporte nativo ao DivX e Xvid no Windows 7.
Sim, aqueles seus filmes baixados poderão ser reproduzidos no Windows Media Player. Também vimos que há o suporte para H.264 e AAC, mas isto não é tudo, afinal a decodificação é apenas uma parte da equação.
Em uma apresentação chamada “Video Improvements In Windows 7” (baixe a apresentação aqui) na WinHEC 2008, a Microsoft também revelou novos recursos de codificação e transcodificação no Windows 7.
O decodificadores da nova “Media Foundation” do Windows 7:
No Windows 7, a codificação foi estendida aos populares padrões MPEG-4 e 3GPP com codificadores de vídeo H.264 e áudio AAC integrados, além dos já existentes codificadores de WMV, WMA e MP3. Por falar em H.264 e AAC, o Zune suporta ambos nativamente.
Tenha em mente que estes codificadores não são um substituto para alternativas comerciais. As limitações incluem perfis simples, bitrate máximo e resoluções.
Com este novo conjunto de codecs, a Microsoft também está incluindo uma interessante tecnologia de transcodificação (decodificação e recodificação de um formato para outro) no Windows 7.
Pelo que deu para notar na apresentação, a tecnologia já está integrada ao shell do Windows 7. Ou seja, se você arrastar e soltar um arquivo de vídeo da sua área de trabalho para seu player de mídia portátil, a conversão ocorrerá automaticamente.