A Microsoft anunciou através do blog do Windows que o Windows 7 Starter não terá mais a limitação que permitia ao usuário abrir apenas três aplicativos ao mesmo tempo nas versões XP Starter e Vista Starter.
Essa era uma das principais reclamações dos usuários em relação à versão mais simples do Windows. Com a mudança, dá para abrir quantos aplicativos quiser sem problemas. Mas a mudança também tem um caráter estratégico: os netbooks.
Esses mini laptops ganharam muito mercado e uma versão do sistema operacional mais simples, eficiente e barata pode ajudar a não perder a hegemonia que a empresa mantém em outras categorias. O Windows 7 Starter estaria direcionado, principalmente, aos netbooks.
As limitações do Windows 7 Starter em relação às versões mais completas é não possuir as seguintes funções:
-
Aero Glass, permitindo escolher apenas alguns temas opacos. Não é possível personalizar a área de trabalho com planos de fundo e as cores do Windows;
-
trocar de usuário sem fazer log off;
-
suporte a mais de um monitor;
-
rodar DVDs;
-
Windows Media Center, que permite assistir gravações de TV ou de outras mídias;
-
Suporte a domínio para usuários corporativos;
-
Modo XP, que pertmite rodar programas na versão antiga do Sistema Operacional.
A Microsoft relatou, porém, que a versão Starter não será a única possível para os netbooks. Segundo a empresa, as demais versões mais completas poderão ser usadas sem grande perda de desempenho, pois essa foi uma das premissas no desenvolvimento do sistema operacional.