Já existem mil vírus para Macs
A algum tempo atrás, os usuários de Mac – e também de Linux – zombavam dos PCs em questão de segurança, já que até então a existência de vírus para estes sistemas operacionais era absolutamente nula, mas como tudo que começa a se popularizar, também aumenta o número de pessoas com interesse em criar problemas.
Se pensarmos bem a fundo, o primeiro computador a ganhar um vírus, foi um Mac! Sim, um Apple II que recebeu em 1982 o vírus Elk Cloner, o PC receberia pela primeira vez somente em 1986. Mas depois disso, o primeiro vírus para Mac OS X só foi aparecer em 2006, um tempo realmente gigantesco de tranquilidade para quem tem um computador da Apple.
Parte desta calmaria é explicada pela baixa adesão do mundo aos computadores da maçã, por seu preço alto. Afinal, quem vai criar um vírus para atingir 5% de todos os computadores? Mas de uns tempos pra cá, a Apple aumentou sua publicidade, atacando principalmente os estudantes, e também baixou o preço dos computadores, fazendo com que mais pessoas comprassem um Mac ao invés de um PC.
Segundo Carole Theriault, consultora de segurança sênior da Sophos, que é uma das opções de Antivírus existentes no mercado, há mil variações de vírus feitos para Mac, mas há rumores que este número aumentou em um dígito. Claro que este aumento é consequência direta do aumento das vendas.
Se você é usuário de Mac e está um pouco amedrontado, há opções de Antivírus de empresas como McAfee e ESET (responsável pelo NOD32). Mas lembramos que, tanto para Macs como para PCs, o melhor antivírus é o usuário. Confira abaixo um vídeo feito sobre vírus no Mac, agora existe sim.
Via Já existem mil vírus para Macs.