Algumas famílias da cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, estão tendo a oportunidade de se cadastrar para participar de testes com os carros autônomos da Waymo, uma das empresas do Google, que começou uma nova fase da operação de carros sem motoristas há mais de um mês, oferecido em toda a região metropolitana da cidade e a qualquer hora do dia. A ideia agora é abrir o leque oferecendo para centenas de pessoas o serviço.
Segundo um dos executivos da empresa, John Krafcik (CEO da Waymo), a meta é saber algumas informações de interesses e necessidades dos usuários dentro e fora do veículo. Vamos aprender coisas como para onde as pessoas querem ir com carros autônomos, como elas vão se comunicar com os veículos e que tipo de informação e controles elas querem no interior.
Uma das empresas do Google já começa a fazer testes para sua frota de táxis com carros autônomos cadastrando famílias em cidade dos EUA.
A empresa encomendou mais 500 unidades da van híbrida Chrysler Pacifica garantindo a demanda da nova fase de testes, mas devido a legislação vigente local haverá um motorista auxiliar presente dentro de cada carro que em caso de necessidade poderá assumir o controle.
Our goal is to give early riders full access to our fleet of self-driving cars, every day, at any time. Learn more: https://t.co/s7CrMJ8f5n pic.twitter.com/uaWii4LRWz
— Waymo (@Waymo) 25 de abril de 2017
Além da Waymo, o Uber também já faz testes com veículos autônomos nesse desafio de melhorar a mobilidade urbana com a tecnologia independente da ação direta do homem em cada viagem, o que tem gerado inclusive disputas judiciais. A empresa acusa o Uber de roubar tecnologia de seus carros anônimos através da entrega de dados por um ex-funcionário que agora integra o quadro da rival. Mas além da Uber, outra gigante, a Apple, também recebeu autorização para testar carros autônomos na Califórnia, EUA.