Google atinge um acordo para a aquisição de Motorola Mobility

Alyen
Rate this post

Google acaba de anunciar em seu Blog Oficial que atingiu um acordo para a aquisição de Motorola Mobility. A aquisição desta companhia permitirá a Google aproveitar as sinergias existentes para seguir colaborando em Android e melhorar a concorrência em internet móvel.

O acordo ao que chegaram ambas companhias fará que Google pague 12.500 milhões de dólares em efetivo pela aquisição de um dos maiores fabricantes de terminais móveis de todo mundo. Como assinalam em Business Insider, esse preço representa um mais 61% do valor ao que cotavam atualmente as ações de Motorola.

A aquisição surpresa de Motorola por parte de Google é importante para Google sobretudo agora que outros acordos se ciernen sobre sua plataforma -sobretudo, o de Microsoft com Nokia, ainda que muitos analistas sigam sem ver claro o futuro dessa aliança mas também agora que a guerra de patentes está fazendo que Apple ou a citada Microsoft tratem de prejudicar judicialmente a Android.

De fato, essa foi a principal motivação segundo explicava o CEO de Google, Larry Page, no artigo do blog oficial no que anunciava a aquisição:

“Explicamos recentemente como empresas incluindo a Microsoft e Apple se estão aliando em ataques de anticompetitivos de patentes contra Android. O Departamento de Justiça dos EEUU teve que intervir nos resultados de um dos juízos por patentes para “proteger a concorrência e a inovação na comunidade do software Open Source”. […] Nossa aquisição de Motorola nos permitirá incrementar a competitividade reforçando o portfolio de patentes de Google, algo que nos permitirá proteger a Android de ameaças anticompetitivas de Microsoft, Apple e outras empresas”.

Não obstante, Page queria tranqüilizar também aos usuários de Android com respeito ao futuro da plataforma, que se manterá sem mudanças:

“Esta aquisição não mudará nosso compromisso à hora de manter Android como uma plataforma aberta. Motorola seguirá tendo uma licença de Android, e Android seguirá aberto. Motorola funcionará como uma empresa independente. Muitos partners no segmento hardware contribuíram ao sucesso de Android e temos muita ilusão em continuar nosso trabalho com todos eles para oferecer experiências de usuário fantásticas”.

Um acordo que desde depois foi uma surpresa para o segmento tecnológico, e que dará muito que falar durante as próximas semanas. Veremos se essa aquisição reforça a posição de Android tal e como quer Google, e sobretudo não prejudica ao resto de fabricantes tal e como assinalava Page em seu anúncio oficial.

Via muycomputer.com

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2024 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio