A Mozilla liberou a versão de testes pública do Firefox Mobile,navegador web da companhia para dispositivos móveis e que leva o nome interno da pequena raposa do deserto do Saara.
Essa versão preliminar é destinada especialmente para o tablet com acesso à internet da Nokia, o modelo N810, embora os usuários possam participar dos testes instalando o software em computadores desktop com Windows, Mac OS X ou Linux.
O Fennec alpha 1 é igual ao Firefox 3.1, construído sobre o último código Gecko, engine de renderização livre escrita em C++. As screenshots prévias mostram uma barra de direções que se assemelha ao Safari do iPhone com os tradicionais botões “avança, retrocede…” implementados em quadros de texto e alcançando 88 dos 100 pontos possíveis no teste de implementação de padrões web Acid Test.
O mais importante que o atual estágio de desenvolvimento centrado na integração de serviços, segurança e a criação de uma interface atraente e funcional é a característica fundamental dos produtos da Mozilla: o software é livre e gratuito.
O navegador de código aberto alcançará todas as plataformas móveis e animará um mercado em pleno vapor, contando com o seguro apoio de uma ampla base de usuários e desenvolvedores que já utilizam seu irmão maior, o Firefox.
Funcionários da Mozilla apontam 2010 como previsão para o lançamento da versão final.
Fonte: The Inquirer